Revisitando minhas postagens, percebi quanto crescimento tive na graduação.
* Entrei neste curso achando que prender um lindo alfabeto ilustrado na parede era didático e na UFRGS, vivenciando na prática com um alfabeto árabe, compreendi o quanto, da forma que utilizava, era inadequado.
* Entrei sendo contrária à inclusão de alunos com deficiência na sala de aula e pensando que eles deveriam ser atendidos em escolas especiais e compreendi que eles devem aprender a conviver na sociedade desde cedo e os colegas devem aprender a conviver e a respeitar diferenças.
* Entrei no curso achando que Estudos Sociais era um saco e não havia como tornar o estudo de Ciências menos técnico e compreendi como estas disciplinas podem ser práticas e interativas.
* Entrei pensando que já sabia bastante coisa sobre a Matemática e aprendi novas formas de desafiar os alunos.
* Entrei sem compreender Piaget, achando a leitura uma loucura, não tendo idéia de quem eram os loucos de Freinet, Dewey, Montessori e sabendo muito pouco de Freire. E saio apaixonada pelas contribuições de cada um e convicta da importância de estudar a fundo as obras de todos eles para irmos nos constituindo como bons educadores.
* Entrei convicta de que a EJA era um sonho realizado e saí com a certeza de que estamos apenas no início do caminho, muito distantes ainda do que ela se proclama ser.
* Entrei pensando que sairíamos da faculdade realizando uma educação de ponta e aí conheci a grandeza do trabalho da Escola da Ponte e me encantei com o quanto a educação pode ser transfomadora e me realizei com a concretização do que sonhamos como algo possível.
* Entrei pensando que já sabia bastante coisa de informática e me surpreendi com o quanto sabia pouco e como eram poucas as quye usava do que já estava disponível.
* Compreendi a importância de uma gestão democrática e da elaboração conjunta de um Projeto Político Pedagógico, que antes do curso julgava uma perda de tempo, com a qual só os mais chatos da escola se envolviam. Hoje, compreendo a importância de discuti-lo ponto a ponto para qualificar o percurso a ser percorrido.
* Entrei achando que propunha aulas bem proveitosas de Artes, Teatro, Literatura e Música e sai percebendo o quanto elas eram limitadas e como podem ser extremamente produtivas!
* Entrei pensando que a função do educador era conduzir e comnpreendi que a função do educador é mediar.
* Entrei pensando que meu planejamento era genial! Afinal, juntava os conteúdos da lista de maneira que trabalhava tudo integrado e planejava na mesa da minha casa as atividades que desenvolveria com as crianças. Hoje, saio da UFRGS ciente do quanto é produtivo planejar com os alunos e ir auxiliando-os no nosso laboratório da sala de aula a compreender que o controle da vida deles e do mundo, está nas mãos de cada um.
Entrei engatinhando...
E saí uma educadora em constante aprendizagem...
domingo, 5 de dezembro de 2010
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