domingo, 29 de março de 2009

Primeira Aula - Filosofia



Nossa, amo Filosofia!
Mas confesso que essa Interdisciplina chegou me dando nó.
Compreender e destacar a diferença de conclusão e premissa foi um Deus nos acuda.
Premissas são argumentações que justificam a conclusão.
Mas não se anime, apenas PARECE fácil.


Argumentar é ter a intenção de convencer ou justificar.

Só pra exemplificar...

Quem joga na loteria é uma pessoa que se ilude facilmente, porque ela se deixa levar pela promessa de ganhar muito dinheiro e se esquece do óbvio: a possibilidade de ganhar na loteria é mínima.

Premissa: "Porque ela se deixa levar pela promessa de ganhar muito dinheiro e se esquece do óbvio: a possibilidade de ganhar na loteria é mínima."
Conclusão: "Quem joga na loteria é uma pessoa que se ilude facilmente."




Com certeza retomarei, então vou postar uma colinha sobre premissa e conclusão:


Algumas expressões que indicam premissa:
porque
visto que
desde que
como
dado que
uma vez que
tanto mais que
pela razão de que

Algumas expressões que indicam conclusão:
por isso
portanto
logo
assim
conseqüentemente
segue-se que
podemos inferir
conclui-se
por conseguinte
então

Quer tentar? Então localize as premissas e conclusões:

1) As pessoas em geral só sabem o que ocorre na política através da imprensa, é por este motivo que a imprensa pode ser chamada de quarto poder.

2) Os verdadeiros músicos rebeldes são os compositores de música erudita contemporânea, pois o público que os aprecia é muito pequeno, e porque, quando compõem, não se preocupam com o caráter comercial de suas obras.


- x-x -


Saí bastante motivada da aula, porque percebi que a partir de leituras e filmes debateremos questões muito abragentes, referentes ao pensamento crítico, compreensão crítica da moralidade, concpeções filosóficas do ser humano e teorias filosóficas da educação.




Será um grande semestre!

Primeira Aula - Etnias

A primeira aula de QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA E HISTÓRIA foi muito instigante.

Pensamos sobre o que forma a identidade cultural e listei o que achei mais interessantes:
* produção de significados;
* relação de poder;
* forma de agir, pensar, vestir;
* apego temporário;
*linguagem.
Mas o mais relevante é que me dei por conta que assumimos diversas identidas culturais e que cada uma delas é construída a partir da diferença frente as demais.

No meu trabalho, assumo uma identidade extremamente "oficial". As roupas devem ser cuidadosamente escolhidas, o linguajar deve ser extremamente formal, a postura devidamente contida.



Com os amigos, sou depojada, bem-humorada, brincalhona, piadista...
As roupas são mais modernas, mais jovens, despachadas...
Assumo uma identidade oposta da vivenciada no ambiente tenso e formal do trabalho.


Em casa, visto que moramos eu e Valentina, minha filha, há momentos em que necessito ser severa e assumir uam identidade de "pãe" (mãe/ pai), há momentos em que tenho 10 anos, 3 anos, 60 anos.



Achei interessantíssimo debater sobre o que determina a identificação de uma nação.

E fiquei refletindo que hoje temos os símbolos a 20 segundos na internet (bandeiras, brasões, língua, moeda, estilo de vida), e me questionei como se definia o patriotismo numa época em que as notícias e as fronteiras chegavam a cavalo.



Mas o grande desafio da noite foi responder a uma pergunta:


Qual é a parte do corpo que define a identidade cultural?


Instigados a nos analisarmos detidamente com um espelho, percebi, ao conversar com uma colega, que não analisamos nosso rosto de forma generalizada e impessoal, definindo as partes que ns diferenciam dos outros, mas escolhemos e qualificamos estrategicamente as partes do corpo que registram as marcas das nossas etnias.

Não teria sido uma atitude preconceituosa?






Eu registrei olhos CLAROS, pele BRANCA, cabelo CLARO.

Minha colega registrou lábios CARNUDOS...e seguiu com a listagem das partes do corpo que revelam a beleza da etnia dela.

Enfim, acredito que a verdade seja esta: somos um quebra-cabeça étnico.
Nosso rosto, nosso corpo, nossa personalidade e meio de vida revelam traços de cada uma das descendências que nos habitam.

Somos a corporificação da globalização!


Primeira Aula - Seminário Integrador

A primeira aula foi interessante!
Retomamos a importância de realizar postagens e a reflexão crítica a ser feita antes delas.
Apesar de odiar o Portfólio, penso que é interessante saber que em um lugar estarão registradas as minhas descobertas da faculdade, disponíveis para revê-las a qualquer hora.
Apresentar meu trabalho sobre Projeto de Aprendizagem foi muito gratificante!
Não me sentia psicologicamente preparada para isso, mas foi um trabalho que fiz com alma e estudei muito. Então, era como se estivesse partilhando a minha vida com as colegas. Pelo silêncio na turma acredito que tenha sido válido e envolvente e que tenha acrescido muito às colegas.
Visite que tá louco de especial!

http://peadkelli.pbwiki.com

Etapa 5...o que tem que ser dito.

Grandes descobertas!

Na etapa 5 tivemos excelentes interdisciplinas apesar de eu não ter encerrado as mesmas com a sanidade necessária:

* Psicologia na vida adulta, onde fizemos uma viagem sobre o desenvolvimento humano, perpassando cada uma das etapas.
Visite: http://peadkelli.pbwiki.com/Psicologia+na+vida+adulta

De lá, desejo resgatar uma postagem que fiz de uma citação que encontrei na internet:

“Lindeman identificou, pelo menos, cinco pressupostos-chave para a educação de adultos e que mais tarde transformaram-se em suporte de pesquisas. Hoje eles fazem parte dos fundamentos da moderna teoria de aprendizagem de adulto:

1. Adultos são motivados a aprender à medida em que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos. Por isto estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.
2. A orientação aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isto as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida e não disciplinas.
3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências.
4. Adultos têm uma profunda necessidade de serem autodirigidos; por isto, o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.
5. As diferenças individuais entre pessoas cresce com a idade; por isto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.”

Retirado de:

http://209.85.215.104/search?q=cache:_ahuw9A63I0J:www.serprofessoruniversitario.pro.br/imprimir.php%3Fmodulo%3D1%26texto%3D13+aprendizagem+adulto&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br
ssoruniversitario.pro.br/imprimir.php%3Fmodulo%3D1%26texto%3D13+aprendizagem+
adulto&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br

* Organização do Ensino Fundamental, onde refletimos a visão patrimonialista e democrática da educação, aprofundando os instrumentos da Gestão Democrática.
Percebi a importância da construção conjunta e da apropriação dos instrumentos que regulamentam o funcionamento da escola.
Dá uma passadinha lá que a leitura é ótima e inclui uma visita à Escola da Ponte:
http://peadkelli.pbwiki.com/Organização+do+Ensino+Fundamental

* Organização e Gestão da Educação, uma verdadeira revisão de conceitos e visita à legislação da educação, aprofundando o conhecimento dos mecanismos criados por ela para garantir a democratização e governabilidade das questões pertinentes ao ensino.
Ficou curioso (a)? Vaí lá!
http://peadkelli.pbwiki.com/Organização+e+gestão+da+educação

No semestre passado conscientizei-me ainda mais sobre o quanto engatinhamos em questões legais e metodológicas. Mas estarmos cientes da defasagem do nosso ensino que tanto os governos federais tentam nos persuadir da excelência, é o primeiro passo para irmos além.


* Projeto de Aprendizagem, um momento de muita pesquisa e reflexão, onde aprendi que tudo pode ser fonte de pesquisa e que o melhor trabalho é aquele que brota alma. Minha maior aprendizagem em PA foi que todas as certezas da nossa vida são provisórias e que o melhor conhecimento será aquele adquirido a partir do tema que motivar o aluno.

Etapa 5...um desabafo!













A etapa 5 foi muito difícil por sérios problemas pessoais que tive durante o semestre passado.
Cheguei a pensar em "trancar" a faculdade porque achei que não teria forças pra encerrar o ano.
Mas vi que não teria remédio.
A vida é dura e ninguém passa por ela em branco ou na moleza.
E ninguém tem pena. Passado o momento do tapinha nas costas, as pessoas esperam que você produza o habitual, como se nada tivesse ocorrido.
Enfim, eu tinha que encarar os problemas de frente e tentar MUITO focalizar minha atenção nos afazeres.
Decai em tudo: na faculdade, no trabalho, fiquei uma péssima companhia na família... mas não tenho vergonha alguma. Estou de pé... graças a Deus, a minha família, a minha força e a bons amigos.
Hoje, com etapas superadas, mas com um problema que me exigirá anos de serenidade e batalha, estou forte e pronta para um novo semestre.
Fiquei muito revoltada pela recuperação em Seminário Integrador, mas nada é por acaso...
Conheci uma professora formidável que precisava entrar na minha vida pra acalmar meu coração...me deu o apoio que eu precisava, não engessou meu trabalho ou negou a minha proposta. Obrigada, Nadie, pelo que você é e foi! Obrigada por aceitar minha proposta de trabalho, obrigada por me ouvir, por me apoiar e por me ajudar, inclusive no plano pessoal, como pessoa, acima da Kelli aluna. Imagino que não tenha sido fácil! Obrigada pela paciência!!!
Com a vida de perna pro ar, todo mundo vira um cão brabo.
Fiz um Projeto de Aprendizagem do qual muito me orgulho. Aliás, o qual foi a única coisa que conseguiu me atrair, me chamar atenção, me dedicar e me dar forças...acho que foi a necessidade de ter que fazê-lo que não me deixou cair em depressão e me ajudou a me reconstruir e ver que é possível sim dar a volta por cima e nós vamos conseguir.

Apresentação

Oi, seja muito bem-vindo!
Seja muito bem-vinda!
Sou Kelli Caroline Mattes,
moradora de Sapiranga e
estudante de Pedagogia da UFRGS.
Contate-me e contribua para a elaboração

Utlizarei este Blog para as postagens da
universidade até o final do curso.
Postagens de semestres anteriores você