domingo, 29 de março de 2009

Etapa 5...o que tem que ser dito.

Grandes descobertas!

Na etapa 5 tivemos excelentes interdisciplinas apesar de eu não ter encerrado as mesmas com a sanidade necessária:

* Psicologia na vida adulta, onde fizemos uma viagem sobre o desenvolvimento humano, perpassando cada uma das etapas.
Visite: http://peadkelli.pbwiki.com/Psicologia+na+vida+adulta

De lá, desejo resgatar uma postagem que fiz de uma citação que encontrei na internet:

“Lindeman identificou, pelo menos, cinco pressupostos-chave para a educação de adultos e que mais tarde transformaram-se em suporte de pesquisas. Hoje eles fazem parte dos fundamentos da moderna teoria de aprendizagem de adulto:

1. Adultos são motivados a aprender à medida em que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos. Por isto estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.
2. A orientação aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isto as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida e não disciplinas.
3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências.
4. Adultos têm uma profunda necessidade de serem autodirigidos; por isto, o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.
5. As diferenças individuais entre pessoas cresce com a idade; por isto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.”

Retirado de:

http://209.85.215.104/search?q=cache:_ahuw9A63I0J:www.serprofessoruniversitario.pro.br/imprimir.php%3Fmodulo%3D1%26texto%3D13+aprendizagem+adulto&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br
ssoruniversitario.pro.br/imprimir.php%3Fmodulo%3D1%26texto%3D13+aprendizagem+
adulto&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br

* Organização do Ensino Fundamental, onde refletimos a visão patrimonialista e democrática da educação, aprofundando os instrumentos da Gestão Democrática.
Percebi a importância da construção conjunta e da apropriação dos instrumentos que regulamentam o funcionamento da escola.
Dá uma passadinha lá que a leitura é ótima e inclui uma visita à Escola da Ponte:
http://peadkelli.pbwiki.com/Organização+do+Ensino+Fundamental

* Organização e Gestão da Educação, uma verdadeira revisão de conceitos e visita à legislação da educação, aprofundando o conhecimento dos mecanismos criados por ela para garantir a democratização e governabilidade das questões pertinentes ao ensino.
Ficou curioso (a)? Vaí lá!
http://peadkelli.pbwiki.com/Organização+e+gestão+da+educação

No semestre passado conscientizei-me ainda mais sobre o quanto engatinhamos em questões legais e metodológicas. Mas estarmos cientes da defasagem do nosso ensino que tanto os governos federais tentam nos persuadir da excelência, é o primeiro passo para irmos além.


* Projeto de Aprendizagem, um momento de muita pesquisa e reflexão, onde aprendi que tudo pode ser fonte de pesquisa e que o melhor trabalho é aquele que brota alma. Minha maior aprendizagem em PA foi que todas as certezas da nossa vida são provisórias e que o melhor conhecimento será aquele adquirido a partir do tema que motivar o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário