domingo, 17 de maio de 2009

Avaliação - um grande impasse

Nossa, achei horrível avaliar as perguntas dos colegas e penso que para todos nós é uma grande experiência que contribuirá para o enriquecimento das avaliações dos nossos alunos.
Há comentários que magoam e confesso que tomei o maior cuidado ao expor as minhas opiniões.
Penso também que tudo é muito relevante. Uma pergunta que para mim possa parecer superficial, para outro colega pode ser desafiadora: dependerá das vivências e interesses de cada um. No ano passado o tema proposto e desenvolvido por mim abuso sexual certamente teria sido criticado numa análise como esta e repulsado. Foi o único tema que naquele momento me motivou e desenvolvi um trabalho excelente que em sua conclusão foi bem aceito por todos.
Inclusive, penso que toda avaliação deve ser argumentada. O aluno deve entender o porque de tudo. Ao avaliar redações, sentava com aluno por aluno, lia com eles e refazíamos as pontuações e ajustes necessários, para que eles crescessem, entendessem e discutissem comigo suas produções. Mais cansativo? Nossa, sem dúvida. Ainda mais considenrando que também tinha que dar atenção e prestar assessoria aos alunos que realizavam outras atividades no momento da correção. Fazia isso com alunos de 1ª a 4ª séries. Ser educador não é fácil!
Voltando às perguntas. Algumas me causaram embaraço. Eu não tinha conhecimento do tema pra calcular sua relevância e abrangência. Será que as avaliações, considerando-se isso foram coerentes?
Para finalizar, fiz questão de postá-las, demonstrando a diversidade de interesses. Elas também ocorrem na nossa sala de aula...e penso que temos que respeitar a sugestão de cada aluno, mas debater com todos, definindo democraticamente o temas ideal.
Como relizamos esse processo no ano passado achei anti-ético e desrespeitoso, "debatendo" em sala de aula de maneira ríspida. Isso não geraria traumas nos pequenos? Dizer que a pergunta que sugeriu é óbvia ou mau formulada? Bem, ano passado foi feito assim.

Perguntas levantadas pelos colegas, seguidas das minhas avaliações

1 - Como inserir uma pessoa com necessidades especiais no mercado de trabalho? Bastante pertinente, intrigante e investigativa.

2 - Como identificar características psicológicas e o estádio de desenvolvimento da criança através de desenhos ? Achei fantástica! Inclusive era uma questão que gostaria de ter abordado em outras oportunidades.

3 - Como podemos saber se um aluno com dificuldades na leitura e na escrita tem dislexia? Interessante e bastante relevante como conhecimento para a experiência em sala de aula.


4 - Como o jogo ajuda a aprendizagem da criança? Interessante. Acho que poderia ser aprimorada, incluindo a pesquisa de tipos de jogos mais eficazes para cada estádio do desenvolvimento


5 - O que os especialistas dizem sobre o uso da letra cursiva no 2º ano? Acredito que a reformulação da pergunta tenha facilitado o objeto de estudo. Antes de refazê-la teria sido difícil respondê-la sem experimentação.

6 - O que é dilexia, como identificá-la nos alunos e como ensinar crianças disléxicas? Interessante. Confesso que não saberia responder nem basicamente sem uma pesquisa inicial.


7 - Como introduzir a informática no 1º ano do ensino fundamental de 9 anos? (Para os alunos que vem da Educação infantil, sem nenhum contato com esse tipo de tecnologia) Não é uma pergunta que me atraia, mas com certeza será um objeto de pesquisa interessante, inclusive muito válido para nossa graduação.

8 - Como podemos identificar a deslexia na sala de aula e como podemos acompanhar o aluno desléxico? Interessante. Confesso que não saberia responder nem basicamente sem uma pesquisa inicial.


9 - Como comprovar a real aprendizagem dos conteúdos necessários à determinada série quando trabalhamos com projetos de aprendizagem? Abre um debate amplo sobre a avaliação em si, que julgo ser o centro da pesquisa, apesar de parecer ter sido especificada a relação com PA.

10 - Depressão, como ela atinge novas vidas? Acho que deveria ser aprimorada, incluindo maneiras de superá-la.

11 - Ataques cardiacos e suas causas Bem, não é uma pergunta. Mas sem dúvida um tema pertinente. Por que não: Como prevenir ataques cardíacos e prestar os primeiros socorros a quem está sofrendo um?

12 - Drogas na escola Que tal a pergunta: qual a maneira mais adequada de abordar o tema em cada faixa etária?

13 - Alcoolismo vicio que leva a morte Que tal a pergunta: como o alcoolismo afeta o corpo humano?

14 - Trastornos do apetite: obesidade, anorexia, bulemia Que tal a pergunta: O que são, porque ocorrem e como se previnem os transtornos do apetite?

15 - Homosexualismo opção ou doença? Nossa, bastante crítica. Acredito que é uma pergunta cuja resposta será, depende do ponto de vista.

16 - O bullyng escolar na infância é uma prática observada em várias culturas. Como podemos minimizá-lo? Interessante! Fiquei motiva a ler.

17 - O papel da família na aprendizagem Não achei um tema pertinente, visto que é um discussão lendária na educação

18 - A lagoa dos Barros e suas histórias, são lendas ou verdade?
Não vai ser difícil encontrar subsídios para comprovar a alternativa correta? Mesmo que a olhos visto algo seja lenda, muitas vezes elas surgem de fatos reais contados com exageros.

19 - O governo está disponibilizando recursos para moradia popular que envolve a questão da falta de terrenos regularizados para a construção dessas casas ou conjuntos habitacionais. A minha questão de investigação é com referência ao parcelamento de solo (loteamento), Como se dá esse processo? Por que você não dirige a sua pesquisa estudando cooperativas?

20 - Dúvidas e verdades sobre a Bíblia É um tema atraente, sem dúvda, mas é possível encontrar material de pesquisa que comprove uma resposta? Lição amarga recebida do PA sobre a lua

21 - A história de Jesus dúvidas e verdades É um tema atraente, sem dúvda, mas é possível encontrar material de pesquisa que comprove uma resposta? Lição amarga recebida do PA sobre a lua

22 - Religiões, em que crer e como crer Acho que é uma decisão pessoal. Parece que a pergunta compõe um receituário. Que tal: O que proclamam e defendem cada uma das religiões?

23 - A importância do brincar para o desenvolvimento da aprendizagem Interessante. Acho que poderia ser aprimorada, incluindo a pesquisa de tipos de jogos mais eficazes para cada estádio do desenvolvimento

24 - Que consequências acarretam no organismo e quais as mudanças de comportamento que ocorrem com a utilização de remédios do tipo gardenal, ritalina e similares? Nossa, talvez traga uma quebra de paradigmas que carregamos...


25 - Os medicamentos prescritos para pessoas portadoras de necessidades educativas especiais podem proporcionar mudanças que auxiliem em sua aprendizagem? Como e por quê? Sendo professora, como posso auxiliar os pais de meus alunos a aceitarem o diagnóstico e levarem a sério a utilização da medicação? O que fazer quando os pais resolvem "dar alta" aos seus filhos?
Que tal essa? Tratamento de alunos com necessidades especiais: benefícios, reações colaterais e aceitação da família – o papel do professor nessa relação:

26 - A Mensagem Subliminar realmente influencia a mente humana? Na verdade sabemos que sim, devido a testes já realizados com esse fim, mas o tema é ótimo. Que tal: por que a mensagem subliminar nos influencia e que benefícios colhemos disto?

27 - Quais fatores contribuem para a falta de motivação para a aprendizagem por parte das crianças pobres considerando-se a atual organização da escola em séries? Em que níveis devem ser feitas as reformulações para a promoção dessa motivação? Ficou muito grande. Que tal: Quais fatores contribuem para a desmotivação da aprendizagem do aluno e como reconquistá-lo?

28 -Qual a contribuição do ensino da música na aprendizagem e no convívio social da criança?
Interessante. Inclusive poderia abranger uma avaliação por fase.

29 - Histórias na educação infantil. Qual a importância dessa prática para o desenvolvimento da função simbólica? Bacana. Acho que poderiam incluir questões referentes a como tirar maior proveito disso

30 - Por que é tão difícil desenvolver uma educação de qualidade no Brasil? Eu particularmente não gostei, porque gerará uma pesquisa histórica. Que tal pensar políticas que viabilizem isso?

31 - Como o trabalho com histórias e contos pode contribuir para o desenvolvimento das crianças? E que aspectos pode abranger? Gostei. Interessante e válido para a graduação

32 - Por que a sexualidade é tão aflorada em grande parte dos PNEEs? Acho que deveria ser mais abrangente, buscando alternativas para lidar com a situação.

33 - De que maneira a indisciplina dos alunos interfere nas aulas e como podemos solucionar este problema? Acho difícil de responder, visto que cada turma enfrenta uma realidade.

34 - Como ocorre a relação entre Professor e aluno frente ao Bullyng É o assunto da moda e não é por acaso. Discuti-lo é importante.

35 - Síndrome de Down. O que é e quais são os estímulos que devem receber a crianças que são portadoras? Muito bem elaborada e muito desafiadora.

36 - Como ocorre a doação de órgãos em nosso estado? Não achei atraente. E não sei se abre o leque para o desenvolvimento de um PA

37 - Que competências de cidadania devem ser adquiridas por todos os alunos na escolaridade básica? Será que é abrangente pára desenvolver um PA?

38 - Como trabalhar a auto estima com crianças dos primeiros anos? Obesidade infantil?
Acho um pecado fechar essa pergunta tratando somente da obesidade infantil.

39 - Por que uma criança difere(comportamentos, atitudes, aprendizado) da outra, sendo que ambas são portadores da Síndrome de Down? Quais as causas? Não tenho como avaliar a validade da questão por falta de experiência.

40 - Quais são as causas da dislexia? Existe cura para esta deficiência de aprendizado?
Pertinente. Interessante

41 - O que realmente pode ser feito para resolver a estrutura da poliítica no Brasil? O que a população precisa fazer para ser ouvida e atendida para que alguma coisa mude? Não sei se há como desenvolver um PA a partir disto, visto que provavelmente trata-se de opiniões pessoais.

42 - O que causa a paralisia cerebral? Poderia incluir prevenção – sei lá se tem também

43 - Por que os romances com temáticas sobrenaturais exercem tanto fascínio sobre alguns leitores? Difícil! Acredito que relacione-se com crenças religiosas

44 - Qual a real contribuição da leitura e como desenvolver o gosto por ela em nossos alunos?
Confesso que não julguei atraente

45 - De que maneira podemos ajudar os alunos a melhorar seus hábitos e atitudes sem entrar em conflito com os costumes que vem de casa? Seria bom colher sugestões

46 - Qual é o metodo mais eficiente para se ter bons leitores na sala de aula? Isso não tem relação com os tipos de inteligências e personalidades?

47 - Depressão, como agir frente a esse mal que vem afetando cada vez mais alunos e professores? Atual e relevante

48 - De que maneira podemos ajudar alunos com autismo? Interessante. Sem dúvida partirá da definição e diagnóstico

49 - Como as artes (música, teatro, jogos, pintura...) contribuem para um melhor rendimento na aprendizagem escolar? Interessante. Resultará em sugestões muito válidas

Um comentário: