Mais um sonho realizado: eu tinha uma vontade imensa em aprender libras.É uma forma fantástica de ultrapassar-se uma barreira quase intransponível quando do desconhecimento deste recurso.
Eu tinha uma amiga surda, divertidíssima, super sensível e inteligente, mas o meu conhecimento acabou resumindo-se no alfabeto mesmo, sabe como é a comodidade, a irmã dela acabava traduzindo tudo.
Achava interessante que quando ela me escrevia utilizava todos os verbos no infinitivo e eu ficava na dúvida sobre o tempo a que ela se referia. Era passado, presente ou futuro? Veja quantos desafios encontram-se em "pequenos" detalhes.
Mas falemos da teoria...
eu aproveitei a ansiedade do início das aulas pra dar uma rastreadinha na internet...
um dicionário on-line com vídeo em libras demonstrando como se fala a palavra, acompanhado do conceito dela
Nossa, neste site eu descobri que libras não são somente gestos, mas uma língua com estrutura gramatical.
E pasme existe legislação para Libras. Trata-se da LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Bacana, né? Você pode acessá-la neste site aí. Incluo para facilitar o link direto http://www.libras.org.br/leilibras.php
Olha só o art. 4º...por isso não tivemos no Magistério...a lei é de 2002...
Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
Bem, e tem também o DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.
Por este Decreto todos os estudantes de licenciaturas devem ter libras como disciplina curricular . Eu não sabia que existia curso de Licenciatura Plena em Libras!
E visitando o Youtube há uma riqueza de sugestões...
Lição 1 - Alfabeto manual creio que seja o princípio de tudo...
Pai Nosso em Libras...achei uma versão com legenda!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário