sábado, 18 de abril de 2009

Claude Lee

Cheguei a conclusão definitiva de que Filosofai foi uma disciplina criada para dar um nó na cabeça das pessoas.

Veja a situação:

Claude Lee, antropólogo francês, acaba de chegar numa ilha de um arquipélago na Polinésia. Sua missão é pesquisar os hábitos dos nativos que lá habitam. Os costumes dos nativos são bastante diferentes dos costumes dos franceses, mas ele tem o cuidado de não julgar o modo como estes nativos vivem, porque tal avaliação sempre seria parcial. Como poderíamos abstrair sinceramente a concepção de mundo que herdamos da nossa cultura e avaliar imparcialmente todas as culturas?

Os nativos perguntam: “você tem a pele branca, então você é um mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas?”

O antropólogo, fiel aos seus princípios, mente: “sim, eu sou o mensageiro dos deuses”. Mas então surge uma pergunta ainda mais difícil: “todos os homens brancos são mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas?”

Claude reflete: se responder positivamente estará deixando os nativos vulneráveis aos seus conterrâneos inescrupulosos que fatalmente descobrirão a ilha. Mesmo assim, responde de acordo com a cultura dos nativos: “sim, todos os homens brancos são mensageiros dos deuses”.

************************

Complexo. Coube-me, junto às colegas de grupo, levantar argumentos para defender a atitude dele. Eu particularmente listei que:

+ Mesmo que negasse, os habitantes da ilha tornariam a perguntar para cada visitante branco se ele era um deus, até porque as culturas não se libertam de suas crenças
com pequenas afirmações. É um processo demorado.

+ Se ele negasse, geraria uma crise naquela sociedade e não estaria perto para prestar assistência, visto que seu objetivo era apenas pesquisar e retirar-se.

+ Se negasse e prestasse asssitência, fatalmente seria idolatrado e da mesma forma visto como um deus, por ter quebrado tabus e libertado aquela comunidade.



Mas pensemos...não foi assim que foram derrubados os povos pré-colombianos?
Não foi assim que foi iniciada a exploração, escravização e colonização deste continente?
Li que esses povos aguardavam os líderes dourados em cavalos imponentes.
De fato, a mudança cultural é um processo muito lento, visto que as crenças estão arraigadas no cotidiano das comunidades.

No nosso caso, infelizmente, temos as formidáveis telenovelas que numa tentativa de debater temas polêmicos, incitam a barbárie e disseminam a violência e a perda dos valores morais constituídos pela nossa sociedade.

Em contra-partida, como o antropólogo mesmo faz referência, avaliações culturais nunca são imparciais. Seriam os valores da nossa sociedade os corretos?
Um dia, comentando com um amigo minha crença no espiritismo, ele argumentou que os antigos povos eram politeístas e disse" Será que um dia você também não acordará e descobrirá que suas crenças são loucuras infundadas? Suas certezas são do tamanho que eram as deles."

É, é só abrir o jornal que reparamos que muitas das verdades de parte da nossa sociedade são insanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário