sábado, 18 de abril de 2009

Necessidades educacionais especiais

Após a primeira aula presencial, fiquei curiosa em buscar uma consideração inicial sobre os transtornos que estudaríamos ao longo do semestre

Síndrome de Asperger


+ Não há atraso do desenvolvimento cognitivo ou da linguagem

+ Mais comum no sexo masculino

+ Quando adultos pode viver normalmente e até destacar-se

+ Dificuldade de interação social

+ Interpretaçã o literal da linguagem (não entende ironia e brincadeira)

+ Dificuldade com mudanças

+ Falta de empatia – são insensíveis

+ Manutenção de comportamento esteriotipado

+ Interesse obsessivo por assuntos obscuros

+ Incompreensão das regras de convívio social

+ Emocionalmente vulneráveis

+ Facilmente estressadas

+ Determinação por tema único de interesse

+ Extremamente egocêntricos


+ Sentido de tato deficiente


+ Podem não gostar de contato físico


+ São ingênuos - facilmente roubados ou enganados


+ Uso inapropriado de olhar fixo e linguagem corporal

Síndrome de Cornelia Lange

+ É congênita – presente no nascimento e pode ser reconhecida

+ Baixa estatura

+ Atraso na maturação óssea

+ Retardamento mental

+ Microcefalia (cabeça pequena), sobrancelhas finas que freqüentemente se encontram na linha média (sinófise), pestanas longas, nariz curto arrebitado, lábios virados para baixo, orelhas pequenas, palato em ogiva e fenda palatina.

+ Pode ter: demora na linguagem, crescimento demorado e estatura baixa, baixo tom de choro, mãos e pés pequenos, quintos dedos encurvados (clinodactilia), pelos em excesso pelo corpo (hisurtismo), junção parcial dos segundo e terceiro dedos do pé e mamilos grandes.

+ Outras preocupações médicas podem incluir refluxos gastroesofágicos e dificuldades na alimentação, acessos, defeitos do coração, envolvimento ocular, de ouvido, nariz e problemas de garganta, anormalidades intestinais, problemas genitais e de ejaculação, coloração arroxeada da pele (cútis marmórea) e cianose perioral. Anormalidades nos membros, incluindo falta de membros ou partes dos membros usualmente dedos, mãos ou antebraços são também constatados.

Síndrome de Williams

+ Dificuldade de se alimentar

+ Fácil irritabilidade

+ Choro em excesso

+ Nariz pequeno e empinado, cabelo encaracolado, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso permanente

+ Dificuldade de coordenação e equilíbrio

+ Atraso psicomotor – desenvolvimento motor lento

+ Demoram a andar

+ Dificuldade em tarefas como cortar, desenhar, andar de bicicleta

+ Sociáveis

+ Boa memória auditiva

+ Sensibilidade musical – aprendem rimas e músicas facilmente


Síndrome de Boderline


+ Ausência de auto-identidade consistente (instabilidade)

+ Depressão sem sentimento de culpa, sem auto-acusação ou remorso

+ Aparentemente sem dificuldades de adaptação social

+ Atitudes impulsivas, drogadição, álcool, auto-agressão, promiscuidade, bulimia

+ Depressão, raiva, ansiedade e desespero

+ Eventuais surtos psicóticos: normalmente breves, reativos e pouco severos

+ Não suportam a solidão e o abandono, necessitam do outro em tempo integral

+ São francamente dependentes, masoquistas e manipuladores

+ Idéias paranóicas

+ Transtornos da sexualidade com fantasias sexuais sadomasoquistas, atividade masturbatórias com fantasias eróticas perversas, promiscuidade e, eventualmente, impotência.

Síndrome de Autismo


+ Comportamento compulsivo e ritualista

+ Preferem estar só

+ Não formam relações pessoais íntimas

+ Resiste às mudanças

+ São excessivamente presas a objetos familiares

+ Repetem continuamente certos atos e rituais

+ Podem usar o idioma de um modo estranho

+ Desempenho intelectual desigual

+ Aproximadamente 70% das crianças com autismo têm algum grau de retardamento mental

+ Entre 20% ou 40% das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter convulsões antes da adolescência



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