Assista ao vídeo "Dancem macacos, dancem".
De maneira irônica, provoca uma reflexão reforçando a afirmativa de que somos macacos.Perpassa por diversas ações e atitudes cotidianas da humanidade, reforçando a necessidade do homem de diferenciar-se dos animais.
Aborda os grandes inventos e o desenvolvimento do raciocínio lógico, comparando isso a permanente insatisfação humana.Supostamente vivendo sob a pressão da consciência em contra-ponto dos demais animais que agem meramente de forma instintiva, destaca o sofrimento humano oriundo da capacidade de refletir. E destaca que enquanto o homem não consegue descobrir como ser permanentemente feliz, os outros animais simplesmente o são.
Trata sobre a nossa incapacidade de aceitar o diferente como uma outra possibilidade de vida, ao invés de uma opção inaceitável, o que faz com que povos se odeiem, se matem...ao invés de consolidar-se o desesperador desejo humano de se socializar e ser aceito em grupo.
Questiona nossa fé, a partir do momento em que as culturas discutem sobre a validade da fé alheia e a superioridade de suas crenças...que acaba gerando ódio e guerra...guerra e morte em "nome da fé".
Em certos trechos faz provocações fortes como "Os macacos tem tanto potencial, se eles pelo menos se dedicassem..."Afinal, a que de fato nos dedicamos? A serviço de que, ou de quem agimos?
Afinal, para onde estamos indo? O que estamos fazendo?
E de fato, somos macacos...agimos, como o próprio vídeo faz referência, de maneira irracional, como se o universo tivesse sido constituído para servir-nos. Agimos como se a Terra fosse detentora de recursos infindáveis e o pior, como se tudo estivesse indo bem e como se fôssemos a dominadora raça superior.
Kelli,
ResponderExcluirseu portfólio é muito rico e interessante, mas acredito ser importante te ajudar a manter foco ;-)
Busquei em meus e-mail antigos a explicação da professora Liliana sobre o que é um portfólio de aprendizagem. Veja o que ela escreveu (você recebeu esta mensagem no terceiro semestre do curso):
"O PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM deve ser constituído por anotações
sobre o desenvolvimento das aprendizagens sendo
que as anotações devem conter argumentos e
evidências que caracterizem a aprendizagem. As
evidências devem contemplar situações relacionadas
tanto com as atividades das interdisciplinas
quanto com atividades extracurriculares (trabalho,
social, familiar, etc.). Portanto, não usem o
blog como um espaço para \"colar figuras\" ou
\"colocar poesias\" que nao dizem respeito às
interdisciplinas certo? iremos considerar como NA
(nao atingiu) o objetivo do blog quando colocarem
esse tipo de mensagem,....faremos saber isso a
partir de comentarios nos blogs e pela tabela de
acompanhamento (que vcs já podem
verificar)"
Por exemplo este video que inseriu em seu blog, esta diretamente relacionado com a interdisciplina de Filosofia, mas você não coloca seu argumento da evidência (video) apresentado. Entende?
É uma postagem incompleta... Como se fosse um NA.
O que me questiono agora e gostaria de questioná-la, também, é se postagens onde o aluno não faz anotações
sobre o desenvolvimento de suas aprendizagens contariam (numéricamente) como postagens para a interdisciplina citada?
Entendes minha colocação?
Aguardo tua opinião
Beijinhos
Melissa