“Segundo Cunha (1999, p.27),
o sujeito será sempre o resultado da “interação da informação
hereditária com seu meio, de maneira que,
como salienta Piaget, ao analisar o resultado
da interação, não se pode atribuir importância
menor nem ao sujeito nem ao meio,
na sua constituição”, o que significa
que a causalidade não
pode ser atribuída a um deles apenas.”
É importante destacar, antes de iniciar a caracterização de cada um dos estádios de desenvolvimento o que retrata um dos subtítulos da leitura indicada: ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO: ORDEM DE SUCESSÃO CONSTANTE, IDADES VARIÁVEIS.
Não há regras fixas que definem a passagem para cada uma delas, mas a ordem dos estádios sim é fixa e cada um dos estádios possui grau de maturação como um pré-requisito para a passagem ao seguinte.
Estádio Sensório-Motor
- Primeiro estágio do desenvolvimento humano
- Ocorre do nascimento até mais ou menos 2 anos de idade
- Ações reflexivas e instintivas com o tempo tornam-se gradualmente conscientes e comandadas
- A aprendizagem se dá a partir dos sentidos
- Ausência da função semiótica - não existe representação mental de objetos
- Não compreendem simbolismos
- Construção da noção do ‘eu”, diferenciando-se do meio externo
- Inteligência prática
- Ações ocorrem antes do pensamento
- Imitação
- Exploração manual e visual dos objetos e ambiente
- A criança percebe o ambiente e age sobre ele
- Com o tempo coordena os movimentos das mãos com os dos olhos
- Recomenda-se a estimulação ambiental, com objetos para ver, ouvir e tocar
Estádio Pré-Operatório
- Ocorre dos 2 aos 7 anos
- Egocentrismo – incapacidade de se colocar no lugar do outro. Atitude centrada em si.
- Desenvolvimento da capacidade simbólica – início da utilização de símbolos mentais para representação de objetos que não estão presentes
- Centralização – só consegue perceber um dos aspectos de um acontecimento ou objeto. Não consegue relacioná-los.
- Animismo – atribui vida aos objetos
- Realismo nominal – pensa que o nome faz parte do objeto, que é propriedade dele.
- Monólogo – a criança fala sozinha
- Não há domínio da classificação e da seriação.
- Não aceitação da causalidade – idade dos porquês
- Atividade sensório-motora mais refinada
- Já consegue agir por simulação
- Percepção global das coisas sem discriminar detalhes
- “Pensa que os processos psicológicos internos têm realidade física: ela acha que os pensamentos estão na boca ou os sonhos estão no quarto”
- “A moral é totalmente heterônoma (sujeição do indivíduo à vontade de terceiros ou de uma coletividade), passando a autônoma na medida em que a criança começa a sair do seu egocentrismo”
- Pensamentos mágicos, fantasias em abundância
Estádio das Operações Concretas
- Ocorre dos 7 aos 11 anos
- Observa a totalidade de diferentes ângulos
- Compreende a conservação de quantidade e massa
- Começam a perceber o mundo com mais realismo
- Passam a diferenciar o real da fantasia
- Capacidade de realizar operações
- Passa a compreender o ponto de vista do outro
- Deixa de realizar monólogo, realizando diálogo mental
- Aumento da capacidade de concentração
- Necessidade de contato com concreto, realidade
Estádio das Operações Formais
- Ocorre a partir dos 12 anos
- Desenvolvimento do raciocínio abstrato
- Início dos processos de pensamento hipotético-dedutivos – compreensão de hipóteses e elaboração de suas conseqüências
- Pensa em todas as relações possíveis
- Capacidade de aplicar o raciocínio lógico
- Desenvolvimento da identidade
- Dúvidas entre certo e errado
- Raciocínio abstrato
- Defesa de suas crenças
Fontes de pesquisa:
- BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 1993.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensorio-motor
- http://74.125.47.132/search?q=cache:qVf_pJjw8S4J:penta.ufrgs.br/~marcia/estagio2.htm+sensorio+motor&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
- http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/preoperatorio.htm
- http://74.125.47.132/search?q=cache:hUqkkeVZa8wJ:filosofianaesen.no.sapo.pt/Joana%2520Vieira.pdf+estadio+pr%C3%A9-operat%C3%B3rio&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
- http://74.125.47.132/search?q=cache:iLuv25EWmMgJ:www.unip.br/servicos/aluno/suporte/psicanalise/download/ESTAGIOPRE-OP.doc+estadio+pr%C3%A9-operat%C3%B3rio&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
- http://74.125.47.132/search?q=cache:9_tS0oou5HIJ:www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm+Est%C3%A1dio+das+Opera%C3%A7%C3%B5es+Concretas&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Teste muito interessante! Aventure-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário