sábado, 18 de abril de 2009

Estádios do desenvolvimento


Só lamento, mas ficou bom demais e quero registrar pra pesquisa!

Segundo Cunha (1999, p.27),

o sujeito será sempre o resultado da “interação da informação

hereditária com seu meio, de maneira que,

como salienta Piaget, ao analisar o resultado

da interação, não se pode atribuir importância

menor nem ao sujeito nem ao meio,

na sua constituição”, o que significa

que a causalidade não

pode ser atribuída a um deles apenas.”

É importante destacar, antes de iniciar a caracterização de cada um dos estádios de desenvolvimento o que retrata um dos subtítulos da leitura indicada: ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO: ORDEM DE SUCESSÃO CONSTANTE, IDADES VARIÁVEIS.

Não há regras fixas que definem a passagem para cada uma delas, mas a ordem dos estádios sim é fixa e cada um dos estádios possui grau de maturação como um pré-requisito para a passagem ao seguinte.

Estádio Sensório-Motor

  • Primeiro estágio do desenvolvimento humano
  • Ocorre do nascimento até mais ou menos 2 anos de idade
  • Ações reflexivas e instintivas com o tempo tornam-se gradualmente conscientes e comandadas
  • A aprendizagem se dá a partir dos sentidos
  • Ausência da função semiótica - não existe representação mental de objetos
  • Não compreendem simbolismos
  • Construção da noção do ‘eu”, diferenciando-se do meio externo
  • Inteligência prática
  • Ações ocorrem antes do pensamento
  • Imitação
  • Exploração manual e visual dos objetos e ambiente
  • A criança percebe o ambiente e age sobre ele
  • Com o tempo coordena os movimentos das mãos com os dos olhos
  • Recomenda-se a estimulação ambiental, com objetos para ver, ouvir e tocar

Estádio Pré-Operatório

  • Ocorre dos 2 aos 7 anos
  • Egocentrismo – incapacidade de se colocar no lugar do outro. Atitude centrada em si.
  • Desenvolvimento da capacidade simbólica – início da utilização de símbolos mentais para representação de objetos que não estão presentes
  • Centralização – só consegue perceber um dos aspectos de um acontecimento ou objeto. Não consegue relacioná-los.
  • Animismo – atribui vida aos objetos
  • Realismo nominal – pensa que o nome faz parte do objeto, que é propriedade dele.
  • Monólogo – a criança fala sozinha
  • Não há domínio da classificação e da seriação.
  • Não aceitação da causalidade – idade dos porquês
  • Atividade sensório-motora mais refinada
  • Já consegue agir por simulação
  • Percepção global das coisas sem discriminar detalhes
  • “Pensa que os processos psicológicos internos têm realidade física: ela acha que os pensamentos estão na boca ou os sonhos estão no quarto”
  • “A moral é totalmente heterônoma (sujeição do indivíduo à vontade de terceiros ou de uma coletividade), passando a autônoma na medida em que a criança começa a sair do seu egocentrismo”
  • Pensamentos mágicos, fantasias em abundância

Estádio das Operações Concretas

  • Ocorre dos 7 aos 11 anos
  • Observa a totalidade de diferentes ângulos
  • Compreende a conservação de quantidade e massa
  • Começam a perceber o mundo com mais realismo
  • Passam a diferenciar o real da fantasia
  • Capacidade de realizar operações
  • Passa a compreender o ponto de vista do outro
  • Deixa de realizar monólogo, realizando diálogo mental
  • Aumento da capacidade de concentração
  • Necessidade de contato com concreto, realidade

Estádio das Operações Formais

  • Ocorre a partir dos 12 anos
  • Desenvolvimento do raciocínio abstrato
  • Início dos processos de pensamento hipotético-dedutivos – compreensão de hipóteses e elaboração de suas conseqüências
  • Pensa em todas as relações possíveis
  • Capacidade de aplicar o raciocínio lógico
  • Desenvolvimento da identidade
  • Dúvidas entre certo e errado
  • Raciocínio abstrato
  • Defesa de suas crenças

Fontes de pesquisa:

  1. BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 1993.
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensorio-motor

  1. http://74.125.47.132/search?q=cache:qVf_pJjw8S4J:penta.ufrgs.br/~marcia/estagio2.htm+sensorio+motor&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  2. http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/preoperatorio.htm
  3. http://74.125.47.132/search?q=cache:hUqkkeVZa8wJ:filosofianaesen.no.sapo.pt/Joana%2520Vieira.pdf+estadio+pr%C3%A9-operat%C3%B3rio&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  4. http://74.125.47.132/search?q=cache:iLuv25EWmMgJ:www.unip.br/servicos/aluno/suporte/psicanalise/download/ESTAGIOPRE-OP.doc+estadio+pr%C3%A9-operat%C3%B3rio&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
  5. http://74.125.47.132/search?q=cache:9_tS0oou5HIJ:www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm+Est%C3%A1dio+das+Opera%C3%A7%C3%B5es+Concretas&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Teste muito interessante! Aventure-se!

http://74.125.47.132/search?q=cache:Kd-TnU3TE_MJ:www.filosofia.com.pt/Fichas/con_homem2.html+Est%C3%A1dio+das+Opera%C3%A7%C3%B5es+Concretas&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Nenhum comentário:

Postar um comentário