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Assista ao vídeo "Dancem macacos, dancem".
De maneira irônica, provoca uma reflexão reforçando a afirmativa de que somos macacos.Perpassa por diversas ações e atitudes cotidianas da humanidade, reforçando a necessidade do homem de diferenciar-se dos animais.
Aborda os grandes inventos e o desenvolvimento do raciocínio lógico, comparando isso a permanente insatisfação humana.Supostamente vivendo sob a pressão da consciência em contra-ponto dos demais animais que agem meramente de forma instintiva, destaca o sofrimento humano oriundo da capacidade de refletir. E destaca que enquanto o homem não consegue descobrir como ser permanentemente feliz, os outros animais simplesmente o são.
Trata sobre a nossa incapacidade de aceitar o diferente como uma outra possibilidade de vida, ao invés de uma opção inaceitável, o que faz com que povos se odeiem, se matem...ao invés de consolidar-se o desesperador desejo humano de se socializar e ser aceito em grupo.
Questiona nossa fé, a partir do momento em que as culturas discutem sobre a validade da fé alheia e a superioridade de suas crenças...que acaba gerando ódio e guerra...guerra e morte em "nome da fé".
Em certos trechos faz provocações fortes como "Os macacos tem tanto potencial, se eles pelo menos se dedicassem..."Afinal, a que de fato nos dedicamos? A serviço de que, ou de quem agimos?
Afinal, para onde estamos indo? O que estamos fazendo?
E de fato, somos macacos...agimos, como o próprio vídeo faz referência, de maneira irracional, como se o universo tivesse sido constituído para servir-nos. Agimos como se a Terra fosse detentora de recursos infindáveis e o pior, como se tudo estivesse indo bem e como se fôssemos a dominadora raça superior.
Claude Lee, antropólogo francês, acaba de chegar numa ilha de um arquipélago na Polinésia. Sua missão é pesquisar os hábitos dos nativos que lá habitam. Os costumes dos nativos são bastante diferentes dos costumes dos franceses, mas ele tem o cuidado de não julgar o modo como estes nativos vivem, porque tal avaliação sempre seria parcial. Como poderíamos abstrair sinceramente a concepção de mundo que herdamos da nossa cultura e avaliar imparcialmente todas as culturas?
Os nativos perguntam: “você tem a pele branca, então você é um mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas?”
O antropólogo, fiel aos seus princípios, mente: “sim, eu sou o mensageiro dos deuses”. Mas então surge uma pergunta ainda mais difícil: “todos os homens brancos são mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas?”
Claude reflete: se responder positivamente estará deixando os nativos vulneráveis aos seus conterrâneos inescrupulosos que fatalmente descobrirão a ilha. Mesmo assim, responde de acordo com a cultura dos nativos: “sim, todos os homens brancos são mensageiros dos deuses”.
Síndrome de Asperger
+ Não há atraso do desenvolvimento cognitivo ou da linguagem
+ Mais comum no sexo masculino
+ Quando adultos pode viver normalmente e até destacar-se
+ Dificuldade de interação social
+ Interpretaçã o literal da linguagem (não entende ironia e brincadeira)
+ Dificuldade com mudanças
+ Falta de empatia – são insensíveis
+ Manutenção de comportamento esteriotipado
+ Interesse obsessivo por assuntos obscuros
+ Incompreensão das regras de convívio social
+ Emocionalmente vulneráveis
+ Facilmente estressadas
+ Determinação por tema único de interesse
+ Extremamente egocêntricos
+ Sentido de tato deficiente
+ Podem não gostar de contato físico
+ São ingênuos - facilmente roubados ou enganados
+ Uso inapropriado de olhar fixo e linguagem corporal
Síndrome de Cornelia Lange
+ É congênita – presente no nascimento e pode ser reconhecida
+ Baixa estatura
+ Atraso na maturação óssea
+ Retardamento mental
+ Microcefalia (cabeça pequena), sobrancelhas finas que freqüentemente se encontram na linha média (sinófise), pestanas longas, nariz curto arrebitado, lábios virados para baixo, orelhas pequenas, palato em ogiva e fenda palatina.
+ Pode ter: demora na linguagem, crescimento demorado e estatura baixa, baixo tom de choro, mãos e pés pequenos, quintos dedos encurvados (clinodactilia), pelos em excesso pelo corpo (hisurtismo), junção parcial dos segundo e terceiro dedos do pé e mamilos grandes.
+ Outras preocupações médicas podem incluir refluxos gastroesofágicos e dificuldades na alimentação, acessos, defeitos do coração, envolvimento ocular, de ouvido, nariz e problemas de garganta, anormalidades intestinais, problemas genitais e de ejaculação, coloração arroxeada da pele (cútis marmórea) e cianose perioral. Anormalidades nos membros, incluindo falta de membros ou partes dos membros usualmente dedos, mãos ou antebraços são também constatados.
Síndrome de Williams
+ Dificuldade de se alimentar
+ Fácil irritabilidade
+ Choro em excesso
+ Nariz pequeno e empinado, cabelo encaracolado, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso permanente
+ Dificuldade de coordenação e equilíbrio
+ Atraso psicomotor – desenvolvimento motor lento
+ Demoram a andar
+ Dificuldade em tarefas como cortar, desenhar, andar de bicicleta
+ Sociáveis
+ Boa memória auditiva
+ Sensibilidade musical – aprendem rimas e músicas facilmente
Síndrome de Boderline
+ Ausência de auto-identidade consistente (instabilidade)
+ Depressão sem sentimento de culpa, sem auto-acusação ou remorso
+ Aparentemente sem dificuldades de adaptação social
+ Atitudes impulsivas, drogadição, álcool, auto-agressão, promiscuidade, bulimia
+ Depressão, raiva, ansiedade e desespero
+ Eventuais surtos psicóticos: normalmente breves, reativos e pouco severos
+ Não suportam a solidão e o abandono, necessitam do outro em tempo integral
+ São francamente dependentes, masoquistas e manipuladores
+ Idéias paranóicas
+ Transtornos da sexualidade com fantasias sexuais sadomasoquistas, atividade masturbatórias com fantasias eróticas perversas, promiscuidade e, eventualmente, impotência.
Síndrome de Autismo
+ Comportamento compulsivo e ritualista
+ Preferem estar só
+ Não formam relações pessoais íntimas
+ Resiste às mudanças
+ São excessivamente presas a objetos familiares
+ Repetem continuamente certos atos e rituais
+ Podem usar o idioma de um modo estranho
+ Desempenho intelectual desigual
+ Aproximadamente 70% das crianças com autismo têm algum grau de retardamento mental
+ Entre 20% ou 40% das crianças autistas, especialmente aquelas com um Q.I. abaixo de 50, começam a ter convulsões antes da adolescência
“Segundo Cunha (1999, p.27),
o sujeito será sempre o resultado da “interação da informação
hereditária com seu meio, de maneira que,
como salienta Piaget, ao analisar o resultado
da interação, não se pode atribuir importância
menor nem ao sujeito nem ao meio,
na sua constituição”, o que significa
que a causalidade não
pode ser atribuída a um deles apenas.”
É importante destacar, antes de iniciar a caracterização de cada um dos estádios de desenvolvimento o que retrata um dos subtítulos da leitura indicada: ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO: ORDEM DE SUCESSÃO CONSTANTE, IDADES VARIÁVEIS.
Não há regras fixas que definem a passagem para cada uma delas, mas a ordem dos estádios sim é fixa e cada um dos estádios possui grau de maturação como um pré-requisito para a passagem ao seguinte.
Estádio Sensório-Motor
Estádio Pré-Operatório
Estádio das Operações Concretas
Estádio das Operações Formais
Fontes de pesquisa:
Teste muito interessante! Aventure-se!
Não existe uma raça pura.
Tampouco, há sabedoria na busca da
perpetuaçãode uma única combinação de genes.
A beleza do mundo está exatamente na combinação
de cores e na multiplicação de culturas.
Nenhum povo pode subjugar ao outro,
nem tampouco proclamar superioridade.
Cada cultura e etnia a sua forma,
dissemina grandeza e sabedoria no mundo.
Sem sombra de dúvidas, o ideal seria que com um toque de mágica os governos tivessem recursos para:
* adaptar todas as escolas, garantindo acessibilidade;
* equipar as escolas com os melhores instrumentos para atender a uma diversidade de alunos;
* oferecer qualificação permanente específica para a inclusão.
Mas a realidade, é que os recursos não são tantos como supomos, há percentuais legais a serem seguidos e um fantasma chamado Tribunal de Contas no pé das administrações, questionando cada investimento.
Mas calme! Não estamos sem saída! Longe disso.
Enquanto a utopia da universalidade de atendimento não é uma realidade, que hajam (e existem) espaços já devidamente preparados para atendimentos adequados a todos que necessitem de atendimento especial.
Para pequenas reformas, como a colocação de rampas, felizmente as escolas de Sapiranga possuem autonomia financeira.
Obras maiores, pouco a pouco vão recebendo a atenção e investimento público.
Uma nova escola construída na cidade já teve incluída na sua planta um elevador e o CME Dr. Décio Gomes Pereira recebeu um elevador que garantiria livre circulação de uma aluna cadeirante.
EMEF Maria Emília de Paula, recentemente inaugurada
Não conheço detalhadamente o trabalho desenvolvido pela EMEF 1° de Maio, mas sei que professores que possuíam alunos deficientes visuais receberam curso específico.
Sei que houve investimento para aquisição de livros em braille (não sei precisar quantos) e inclusive a compra de uma máquina de braille (atividades são digitadas e impressas em braile para os alunos, bem como eles imprimem suas produções). A diretora saiu da SMED emocionada. Nunca vou esquecer do dia em que ela a recebeu.
Em novembro de 2008, foi realizado o 1° Pára Jogos Escolares,onde recebi uma aula de superação e força de vontade. Nem a chuva conseguiu desanimar os atletas que empenharam-se no ginásio da escola onde ocorreu o evento.
Extrai do site da Prefeitura (www.sapiranga.rs.gov.br)alguns depoimentos dos envolvidos neste grande acontecimento:
“Estou gostando muito de poder participar dos jogos, tenho treinado muito durante a semana,
” diz a cadeirante de 10 anos, Maria Eduarda.
“Nem tenho palavras para descrever a emoção de ver a minha filha participar de um evento como esse.
É muito bom ter um evento especial para essas crianças,”
completa a mãe de Maria Eduarda, Carla Cristiane da Costa.
A presidente da APAE de Sapiranga, Rejane Moz, também citou a lacuna deixada pela falta de um evento específico para as crianças competirem dentro de suas possibilidades e necessidades no passado. “Esse festival é uma experiência fantástica,” declara emocionada.
***************
Eles realmente surpreendem. Os alunos da APAE, por exemplo, muito afetivos,me surpreenderam abraçando-me durante a abertura e em alguns momentos inclusive dividi o microfone com eles, quebrando as regras pré-estabelecidas de cerimonial. Foi um evento formidável!
No dia 23 de março de 2009, 20 ex-alunos da APAE iniciaram o módulo I ou II da Eja de Educação Especial na EMEF Pastor Rodolfo Saenger.
Foi um momento de muita emoção e grande aprendizagem. Durante o evento uma das alunas leu um texto criado pelos alunos, falando da emoção de estudar e agradecendo a todos aqueles que estão garantindo este direito.
Meio a uma População total de 169.872.856, 24.600.256 brasileiros são deficientes.
População de 0 a 17 anos com deficiência: 2.850.604
0 a 4 anos: 370.530
5 a 9 anos: 707.763
10 a 14 anos: 1.083.039
15 a 17 anos: 689.272
18 a 24 anos: 1.682.760