segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pensando, pensando...

Necessidades Educacionais Especiais

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Apesar de não ter tido contato com alunos especiais como educadora, observando durante o período da disciplina a experiência da EMF 1º de Maio, mudei minha concepção sobre a inclusão.
Antes do curso eu era completamente contra a inclusão de alunos especiais em sala de aula. Pensava que eles deveriam ser atendidos em escolas especiais, com equipamentos especiais, mas hoje percebo que no mundo não há um lugar especial para eles e na maioria dos casos eles acabam excluídos, sofrendo o preconceito e beirando a miséria.
A inclusão não somente é boa para eles já irem vivenciando o mundo real e se inserirem nele, como uma forma de educar os alunos “normais” a conviverem e respeitarem a diferença. Neste aspecto, a UFRGS mudou 100% minha concepção e para positivo.

Etnias

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Explorar as etnias que formam a turma é um grande ponto de partida pra trabalhar a história, a geografia e discutir criticamente a realidade.
Durante o período em que estudamos a interdisciplina, tivemos a oportunidade de investigar nosso perfil físico e psicológico e apresentar aos colegas nossas raízes étnicas, reconhecendo semelhanças e diferenças.
Investigamos o racismo e percebemos o quanto ele ainda é presente, de maneira velada.
Penso que o estudo das etnias seja um excelente ponto de partida para a valorização de cada uma delas e o despertar do respeito mútuo.


Filosofia

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A interdisciplina me fez refletir sobre a importância de trabalhar questões de ética e valores com as crianças.
Sempre trabalhei valores com as crianças, mas de maneira infantilizada.
Minha filha, de 4 anos, trabalhou este ano na escola as obras de Monet, dentre outros temas, é claro. Reconhece as obras, fala dele...olhando pra ela fiquei pensando: porque não trabalhar a Filosofia mais aprofundada com as crianças...numa performance de O mundo de Sofia?
No link acima, por exemplo, postei uma peça rara que achei: O mito das sombras em história em quadrinhos. Uma possibilidade divertida e ilustrativa para debater a filosofia em sua essência.

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