Eu particularmente para a atividade destaquei
Ambiente de autoria de casos e Site pessoal.
Os ambientes de autoria de casos são locais onde pode-se expor idéias, trocar impressões e debater acerca de temas variados. Tive a experiência de desenvolver um blog acerca do tema da violência sexual. Foi um projeto extremamente significativo, que me mostrou a importância de motivar o aluno, permitir que ele conduza sua pesqusia (amparado) e permitir sua criação com liberdade.
http://peadkelli.pbworks.com/Projeto-de-Aprendizagem
O mais bacana é que acabei sendo contatada por pessoas que estavam passando por esta dificuldade, pedindo ajuda e dicas. Interessaram-se pelo tema ao ler meu pbwiki e ali encontraram informação e consolo. Claro, que dividi conhecimentos e pensamentos e instrui a buscarem ajuda profissional, que é o único caminho para serem resolvidas de fato situações como esta.
Baseado nas leituras e nas experiências, cheguei à conclusão de que com arquiteturas como esta é importante:
· Não manter número elevado de participantes por local, para promover a interação de fato (quando muitos estão envolvidos, pouca interação efetiva acontece e poucos desenvolvem a atividade de fato. Muda o método e a prática fica próxima das pesquisas escritas escolares -todos na capa, metade na prática. Excesso de pessoas tornam a atividade extensa, repetitiva e muitas vezes inclusive inibem a participação dos mais tímidos ou contidos).
· Orientar os alunos acerca do uso do espaço. Visitei alguns blogs, sites, projetos, fóruns e percebi que muitas postagens postam tudo, menos o que deveria ser postado. Há inclusive algumas que percebia que algumas não ultrapassavam a fase das saudações e parabenizações, não incluindo contribuições ao grupo. Há muitas postagens vazias de significado).
Criar subdivisões, não utilizando o mesmo local para tratar sobre assuntos diferenciados. Acho muito boa a organização dos fóruns do rooda. E é importante realizar a classificação dos assuntos. Não dá pra fazer da atividade uma salada de fruta, no sentido negativo da palavra.
Os sites pessoais são um espaço fantástico. Lá o aluno registrará seus avanços, suas aprendizagens, suas dúvidas e além de ser um local de permanente qualificação da produção textual, será um momento de reflexão para o aluno e um espaço aberto de diagnóstico para o educador.
Iniciando um trabalho deste patamar, jugo que seja importante estar atento a alguns passos, principalmente referentes à introdução do aluno no mundo virtual. Penso que seja bacana inicialmente convidar o aluno a realizar uma viagem em diferentes estilos de blog’s , reconhecendo suas funções e formas.
Iniciando a criação, é bacana desafiar o aluno a criar pequenas coisas, aprendendo a utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo blog. Penso que seja interessante estimulá-lo a incluir imagens, giffs, vídeos, calendários. Também é importante utilizar tamanhos e cores de fontes diversos.
É imprescindível que o professor exerça o papel de apoiador, orientando o aluno no desenvolvimento do seu trabalho, mas tendo o cuidado de não direcionar demasiadamente, limitando e conduzindo a expressão do aluno.
Ambiente de autoria de casos e Site pessoal.
Os ambientes de autoria de casos são locais onde pode-se expor idéias, trocar impressões e debater acerca de temas variados. Tive a experiência de desenvolver um blog acerca do tema da violência sexual. Foi um projeto extremamente significativo, que me mostrou a importância de motivar o aluno, permitir que ele conduza sua pesqusia (amparado) e permitir sua criação com liberdade.
http://peadkelli.pbworks.com/Projeto-de-Aprendizagem
O mais bacana é que acabei sendo contatada por pessoas que estavam passando por esta dificuldade, pedindo ajuda e dicas. Interessaram-se pelo tema ao ler meu pbwiki e ali encontraram informação e consolo. Claro, que dividi conhecimentos e pensamentos e instrui a buscarem ajuda profissional, que é o único caminho para serem resolvidas de fato situações como esta.
Baseado nas leituras e nas experiências, cheguei à conclusão de que com arquiteturas como esta é importante:
· Não manter número elevado de participantes por local, para promover a interação de fato (quando muitos estão envolvidos, pouca interação efetiva acontece e poucos desenvolvem a atividade de fato. Muda o método e a prática fica próxima das pesquisas escritas escolares -todos na capa, metade na prática. Excesso de pessoas tornam a atividade extensa, repetitiva e muitas vezes inclusive inibem a participação dos mais tímidos ou contidos).
· Orientar os alunos acerca do uso do espaço. Visitei alguns blogs, sites, projetos, fóruns e percebi que muitas postagens postam tudo, menos o que deveria ser postado. Há inclusive algumas que percebia que algumas não ultrapassavam a fase das saudações e parabenizações, não incluindo contribuições ao grupo. Há muitas postagens vazias de significado).
Criar subdivisões, não utilizando o mesmo local para tratar sobre assuntos diferenciados. Acho muito boa a organização dos fóruns do rooda. E é importante realizar a classificação dos assuntos. Não dá pra fazer da atividade uma salada de fruta, no sentido negativo da palavra.
Os sites pessoais são um espaço fantástico. Lá o aluno registrará seus avanços, suas aprendizagens, suas dúvidas e além de ser um local de permanente qualificação da produção textual, será um momento de reflexão para o aluno e um espaço aberto de diagnóstico para o educador.
Iniciando um trabalho deste patamar, jugo que seja importante estar atento a alguns passos, principalmente referentes à introdução do aluno no mundo virtual. Penso que seja bacana inicialmente convidar o aluno a realizar uma viagem em diferentes estilos de blog’s , reconhecendo suas funções e formas.
Iniciando a criação, é bacana desafiar o aluno a criar pequenas coisas, aprendendo a utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo blog. Penso que seja interessante estimulá-lo a incluir imagens, giffs, vídeos, calendários. Também é importante utilizar tamanhos e cores de fontes diversos.
É imprescindível que o professor exerça o papel de apoiador, orientando o aluno no desenvolvimento do seu trabalho, mas tendo o cuidado de não direcionar demasiadamente, limitando e conduzindo a expressão do aluno.
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