Penso que a palavra chave da reinvenção da escola seja diversidade.
Vivemos numa época em que as diversidades étnica e cultural são valorizadas. Hoje, a presença de diferentes grupos étnicos, bem como a presença de diferentes faixas etárias é reconhecida como a possibilidade de ser dada a largada a uma viagem de reconhecimento cultural que propicie o aprimoramento dos conhecimentos do grupo como um todo. Antigamente, as minorias étnicas eram excluídas, numa escola com visão reducionista.
Hoje, a escola não destina-se a uma unificação de pensamento e conteúdos e não é favorável a como defendia Comênio, um único professor e um único autor para cada disciplina, comprometendo o acesso a diferentes visões e pareceres, e o debate de idéias produtivo. Pelo contrário, a nova escola propõ-se ao debate permanente, à construção conjunta e interação permanente.
A nova escola está de fato transformando-se num ambiente inclusivo, onde gradativamente ganham espaço diferentes saberes e culturas.
Vivemos numa época em que as diversidades étnica e cultural são valorizadas. Hoje, a presença de diferentes grupos étnicos, bem como a presença de diferentes faixas etárias é reconhecida como a possibilidade de ser dada a largada a uma viagem de reconhecimento cultural que propicie o aprimoramento dos conhecimentos do grupo como um todo. Antigamente, as minorias étnicas eram excluídas, numa escola com visão reducionista.
Hoje, a escola não destina-se a uma unificação de pensamento e conteúdos e não é favorável a como defendia Comênio, um único professor e um único autor para cada disciplina, comprometendo o acesso a diferentes visões e pareceres, e o debate de idéias produtivo. Pelo contrário, a nova escola propõ-se ao debate permanente, à construção conjunta e interação permanente.
A nova escola está de fato transformando-se num ambiente inclusivo, onde gradativamente ganham espaço diferentes saberes e culturas.
A diversidade também se faz presente através dos diferentes instrumentos que podem ser utilizados para a aprendizagem.
Hoje, a nova escola propõe-se a valorizar as experiências do educando e torná-lo agente do processo de planejamento, que de construção individual do educador, torna-se um processo coletivo.
Hoje, a nova escola propõe-se a valorizar as experiências do educando e torná-lo agente do processo de planejamento, que de construção individual do educador, torna-se um processo coletivo.
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