quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mais sobre arquiteturas pedagógicas


Visitei todas as arquiteturas exemplificadas pelo Polo de Alvorada e fiquei encantada!

Fiquei imaginando, por exemplo, lançar o desafio aos alunos de criarem uma trilha na internet sobre um assunto que julgassem interessante, levando os seus visitantes a passarem por vários sítios da internet.

Achei o máximo a maneira despojada como resolução de casos propõe uma pesquisa acerca dos pingüins. Bem, o mais bacana seria se as crianças tivessem visto no jornal ou na TVe tivessem iniciado o assunto na escola, trazendo para a roda de interesse da turma.

E os desafios meu Deus? Quem fez aquilo? Que maneira fantástica de promover a matemática e o raciocício lógico!Gostava de utilizar um encarte do NH chamado Popinha, semanal, com atividades variadas para crianças. Hoje a internet disponibiliza uma gama de atrativos jogos que podem ser utilizados como instrumentos de aprendizagem em sala.

As atividades disparadoras, para quem como eu não sabe criar jogos para computador, podem ser encontradas em sites que disponibilizam simulações mutimidia.

Os textos coletivos podem utilizar imagens envolventes e ser criados de maneira colaborativa no próprio site, não somente desenvolvidos fora da internet e depois de concluídos publicados.
Novelas em quadrinhos. Que hilário! Estou tão habituada às criações artísticas através de desenhos e a encenação teatral em si que não havia me ocorrido uma idéia bacana como esta de utilizar os alunos como atores/modelos fotográficos e criar uma história a partir deles.

Interessante a edição de imagens! É legal desenvolver uma releitura manual e scannear para postagem e em outra etapa trabalhar com a edição de imagens no micro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário