Na minha opinião o trabalho com projetos de aprendizagem promove maior envolvimento da turma, visto que a proposta de fato parte da mesma, que não apenas define o tema a ser desenvolvido, como antigamente e aguarda as propostas trazidas pelo educador. E não quero que aqui pareça que estou referindo-me a uma educação bancária. Não mesmo.
Muitas vezes bons educadores deparam-se com um interesse da turma acerca de uma questão específica, aprofundavam-se, realizavam pesquisas sobre a questão e listavam uma série de atividades que poderiam envolver a turma e resultar em aprendizagens significativas.
Hoje, falar em um projeto de aprendizagem é fazer jus ao nome. É debater com as crianças sobre qual a questão chave que deve nortear a pesquisa, debater com os alunos acerca da necessidade de restringir-se o leque de pesquisa, não inviabilizando a realização e inclusive o término da mesma, por excesso de informações que acarretaria. Mas igualmente é importante lembrar o papel mediador do educador, que não deve conduzir ou nortear o projeto e a pesquisa, mas dar suporte aos alunos para descobrirem coisas novas, confirmarem antigos conhecimentos e criarem livremente.
Com a possibilidade de ampliar o número de pessoas que interagem na pesquisa devido à possibilidade de conexão oportunizada pela internet, mais sujeitos e saberes contribuem para a ampliação do conhecimento.
É importante também destacar a função colaborativa deste tipo de trabalho, que destaca não a função competitiva da educação, mais supervaloriza a formação de equipes e a aprendizagem da importância do trabalho em grupo, o que contribuirá para a formação de adultos mais independentes, éticos e profissionais.
Muitas vezes bons educadores deparam-se com um interesse da turma acerca de uma questão específica, aprofundavam-se, realizavam pesquisas sobre a questão e listavam uma série de atividades que poderiam envolver a turma e resultar em aprendizagens significativas.
Hoje, falar em um projeto de aprendizagem é fazer jus ao nome. É debater com as crianças sobre qual a questão chave que deve nortear a pesquisa, debater com os alunos acerca da necessidade de restringir-se o leque de pesquisa, não inviabilizando a realização e inclusive o término da mesma, por excesso de informações que acarretaria. Mas igualmente é importante lembrar o papel mediador do educador, que não deve conduzir ou nortear o projeto e a pesquisa, mas dar suporte aos alunos para descobrirem coisas novas, confirmarem antigos conhecimentos e criarem livremente.
Com a possibilidade de ampliar o número de pessoas que interagem na pesquisa devido à possibilidade de conexão oportunizada pela internet, mais sujeitos e saberes contribuem para a ampliação do conhecimento.
É importante também destacar a função colaborativa deste tipo de trabalho, que destaca não a função competitiva da educação, mais supervaloriza a formação de equipes e a aprendizagem da importância do trabalho em grupo, o que contribuirá para a formação de adultos mais independentes, éticos e profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário