segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia I



A interdisciplina foi importante para que fossem retomados dversos conceitos e compreendidas as diversas fases de desenvolvimento humano nos quais poderá encontrar-se nosso educando.

Inicialmente retomo o conceito de conhecimento
Para mim, conhecimento são todos os tipos de informações que apreendemos, assimilamos. São dados, teorias, práticas, maneiras de fazer algo, linguagens, línguas, maneiras de se portar e agir. O conhecimento é o que nos move e nos habita.
Antigamente, conhecimento era uma relação de informações a serem decoradas.

Como ocorre a aprendizagem? Na minha opinião, a aprendizagem ocorre o tempo todo, em todos os lugares. Aprendemos vendo, ouvindo, cheirando, comendo, falando, rindo, chorando, caindo, levantando, lendo, brincando, errando, acertando... e a palavra-chave do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é a interação.
Antigamente, a aprendizagem baseava-se em um método de educação denominada por Freire como bancária, onde o aluno era mero ouvinte e o silêncio e a atenção passiva eram tidos como garantia de sucesso.

Com referência às noções de Ego, Superego e Id, são primordiais para irmos compreendendo nosso aluno e auxiliando-o neste processo de definição de normas e limites.
Compreender que nosso cérebro vive em conflito quanto ao que acredita que deve ser feito e o que é incitado a fazer, é uma maneira de conscientizar-se de que o diálogo deve ser a atitude mais constante em sala de aula. Chamar a atenção do aluno sem que ele compreenda o que teve de equivocado na sua ação não resultará em crescimento algum. Em sala de aula, aprimoramos as exigências do Superego e tentamos tolher os desejos do Id. Mas quem são eles mesmo?

Segundo Freud, as três instâncias da mente humana
* ID - instinto, impulso, desejo, princípio de prazer
* SUPEREGO - Censura, busca de cumprimento de deveres e normas incutidas pela cultura e sociedade
* EGO - centro da consciência. Soma dos pensamento, sentimentos, idéias, lembranças.

Relembramos o desenvolvimento humano:



E compreendendo a fase em que a criança, temos ciência da melhor forma de intervir e no que acarretará esta ou aquela interação com a criança.


Encerrando - Teorias Psicológicas...

Behaviorismo
Corrente que tem como centro o comportamento humano.
Estímulo a condicionamento humano através de reforços positivos, estimulando a repetição de atitudes consideradas ideais e reforços negativos incitando a não repetição de determinada ação.


Gestalt
Doutrina que considera que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Destaca a importância da percepção para a aprendizagem.

Sociointeracionmos
Para os sociointeracionistas, a criança vai desenvolvendo suas estruturas mentais comforme vai adquirindo experiência. É a favor da interação e acredita que a assimilação de conceitos científicos se dá a partir de conceitos cotidianos .

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