Postagem
"Embora ninguém tenha a obrigação de gostar de Matemática, nem de querer, todos têm o direito a uma educação matemática que lhes permita trabalhar em profissões que fazem uso intensivo de Matemática, assim como têm direito a uma educação matemática que lhes permita serem autores em sua vida social, e não apenas atores ou espectadores.”
Infelizmente, a maneira pouco criativa e tradicional como a maioria dos professores conduz as aulas de matemática, faz com que ela se apresente maçante e vazia de sentido. À medida que nós nos dedicamos a oportuniza aos nossos alunos atividades relacionadas com as vivências e cotidiano da criança, o processo de ensino-aprendizagem, além de transcorrer de maneira satisfatória, será prazeroso.
SERIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
Classificar é agrupar considerando semelhanças de objetos
Seriar é ordenar a partir da análise das diferenças dos objetos.
Quanto à seriação, através da experienciação a criança vai ultrapassando as fases:
•FASE IA - não há nenhum ensaio de ordenação dos elementos (+ - 4 anos);
•FASE IB - inicia a realizar pequenas séries incoordenadas dos elementos (+ - 5 anos);
•FASE II- êxito na intercalação dos elementos, por tentativas (+ - 6 anos);
•FASE III - êxito através da utilização do método sistemático- seriação operacional (+ - 7/8 anos).”
Já a classificação vai sendo abstraída à medida que a criança vai apropriando-se da fala e reconhecendo os objetos.
Trabalhar a classificação e a seriação, através de brincadeiras com blocos lógicos, fila humana, Elefante Colorido, Boole e outros é muito mais que cumprir um ítem da listagem curricular, é oportunizar à criança uma ordenação de ordem mental em sua vida, que se processará na organização do seu cotidiano e de tudo que a cerca, a começar pelo seu quarto.
NÚMEROS E OPERAÇÕES - o primeiro passo é auxiliar a criança a compreender que os números estão em toda parte e dominá-los, bem como as operações entre eles, é primordial.
Como os construtivistas, acredito no manuseio do concreto para posteior compreensão do abstrato. Penso que a construção do conceito de quantidade deve ser construída através do manuseio de material concreto, assim como a realização de cálculos matemáticos. sempre utilizei fundos de garrafas plásticas e tampas de refrigerante para iniciar com meus alunos o processo de assimilação de cada uma das quatro operações. Com o tempo, deixando opcional o uso de msaterial concreto, via aos poucos os alunos desprendendo-se do mesmo e realizando as contas apenas no papel.É emocionante acompanhar este processo!
Enfim, esta interdisciplina me auxiliou a pensar, criar e pesquisar uma serie de atividades nada maçantes e extremamente enriquecedoras para qualificar o estudo da matemática em sala de aula, abordando o sistema monetário, espaço e forma, além dos temas já referidos neste post. Adorei!
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
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Olá, Kelli como lhe sugeri nas outras postagens, não precissa repetir toda a postagens que gerou a reflexão, basta colocar o link dela, ai podemos visualiza-la. E tambem poderia colocar menos teoria da disciplina que esta falando e mais reflexão, assim ficaria completa a sua atividade.
ResponderExcluirAbraços
Maria del Carmen