sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Freinet e Montessori

Nossa, que delícia ler sobre Freneit e Montessori!

É sempre muito bom conhecer a origem de boas idéias. E note, que não são novas.

Nunca utilizei e nunca tive a idéia de fazer correspondência entre escolas, nem entre turmas. Veja que idéia simples e bacana. Lembro-me que na minha infância, trocamos cartas na sala de aula e eu já julguei o máximo.Imagine receber do correio! Porque não saber de outro estado, de outra cidade ou país? Nos fechamos nas nossas fronteiras e infelizmente muitas vezes elas se encerram na porta da sala.

Não sabia que eram de Freinet as idéias da Escola da Ponte. Os cantinhos com diferentes instrumentos de pesquisa e aprendizagem... os espaços da sala de aula são uma idéia ótima, mas também refletem uma difícil mudança de paradigma. Temos dificuldade de não estar no controle... eu ao menos me assusto ainda um pouco com a idéia, apesar de julga-la magnífica! É difícil imaginar uma aula que não seja conduzida, criteriosamente acompanhada. Acho que ainda carregamos ass chagas do militarismo.

Montessori eu não conhecia, mas já utilizava suas idéias. Quando não tinha material dourado, usava fundos de garrafa e tampinhas. E sabe que eu achava mais gostoso? Usava prendedores de roupa e aos poucos , orgulhosamente, as crianças iam por si próprias abandonando o concreto e todas bobas fazendo a continha direto no caderno. Dar aula é uma festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário