sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Comunidade surda


Há anos atrás tive contato com uma menina surda e conseqüentemente em seus aniversários com seus amigos, que encontravam-se em igual situação. Eu tinha pena até conhece-los. Entrosavam-se com facilidade e comunicavam-se entre si com perfeita tranquilidade, prazer e harmonia.

Fiquei imaginando como deveriam se sentir em ambientes habitados por ouvintes, visto que me sentia completamente deslocada na ausência de tradutor. Fiquei fora do assunto e imaginando inclusive se falam de mim e se falavam, o que. Falando disso, lembro-me que ela sempre dizia que se casaria com um surdo, porque queria sempre saber o que o marido dela dizia dela. E de fato o fez. Interessante destacar que ele dirige. Coisa fantástica, não? Julgava isso uma função inexistente a essas pessoas.

Meus conhecimentos restringiam-se ao alfabeto e a vagas palavras como amigo, familiares, cumprimentos e verbos básicos (bem básicos). Estava completamente perdida. Mas o amargo da situação é que aquela era uma situação isolada. O comum é a exclusão ser no sentido contrário.

Aprendi que as comunidades surdas buscam alternativas para suprir suas limitações e conseqüentemente possuem hábitos únicos. Voltando a festa...lá, dançavam de pés descalços para sentir a vibração da música, olhavam atentamente para os lábios alheios (falando de ouvintes) para captar falas dos analfabetos em libras.

Percebi que na escrita usam verbos no infinitivo. Na época ainda não existia celular para o uso de mensagens: a moda eram cartinhas e bilhetinhos mesmo. Ela também não possuía telefone. Recados eram dados por tradutores de ambos lados da linha.

Interessante também era a forma como a família desta minha amiga agregava-se ao grupo, integrando a comunidade surda. Comunicavam-se junto com desenvoltura e harmonia, pertencendo a um mesmo grupo. Mas essa não é a regra. Ela possuía recursos financeiros. Aliás, muitos recursos.

O praxe, é a vivência de Jonas. Sem apoio, sem condições financeiras, exclusão social, incompreensão. Que bom que a legislação incluiu libras no currículo. Aliás, a lei é de quando? E qual a carga horária mesmo? Será que um real investimento na icnlusão não deveria confiigurar na exigência de uma carga horária que garantisse pelo menos o conhecimento básico da língua? Quem de nós sairá desta faculdade sabendo conhecimentos mínimos de libras? Não estou criticando a universidade, ela segue os padrões legalmente definidos. Olha, eu apanhei e muito pra encontrar palavras no vídeo de conversação da educadora que compreendesse. Olhei de cabo a rabo o dicionário (que deixei salvo no computador e no pendrive...muito bom! E a gente nunca sabe se vai precisar).

Penso que o Governo Federal deveria baixar uma norma sobre qualificação de todos para a inclusão social e deveria garantir cursos em todo país. Não podemos receber crianças de inclusão e aí nos ser oportunizada a capacitação. Precisamos estar preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário