Achei muito interessante a atividade de revisão do planejamento e gostaria de retomar algumas questões sobre a reflexão propiciada.
1. Para o planejamento, você escolheu um tema a ser desenvolvido. Qual é a importância deste tema para os seus alunos, isto é, para o grupo para quem planejou, no dia de hoje? É um tema de que os alunos precisam hoje para resolver algum problema concreto? Para satisfazer alguma curiosidade?
Respondendo a questão, conclui que nunca havia me feito estes questionamentos. E eles passarão a integrar a minha vida de educadora e o meu cotidiano em sala de aula. Confesso que às vezes eu me questionava sobre a importância de conteúdos que estavam na lista e me sentia na obrigação de passar. Meu namorado dizia que minhas idéias revoluvionárias desvalorizavam conhecimentos tradicionais.
2. Qual é a relevância do tema escolhido para seus alunos no futuro? Em que o tema vai contribuir para a vida destes alunos?
Eu juro que me questiono até hoje qual a importância do substantivo ser abstrato ou concreto. Perdemos muito tempo de produção textual, nos dedicando a classificações inúteis.
3. Qual é o acesso que os seus alunos têm ao tema? O que eles já sabem sobre o tema? Onde o tema aparece no cotidiano dos alunos? O que pode motivá-los a trabalhar com este tema?
Pois é. Às vezes o acesso limita-se aos bancos escolares (usei o termo propositalmente para indicar a situação de ultrapassado). Penso que o que os motiva é a consciência de significatividade. Voltando ao substantivo. Eles sabem, que escrever e conhecer as normas de escrita é importante. Mas classificar substantivo na 4º ano, 5º ano?
4. De que forma esta atividade planejada se relaciona com outras áreas do conhecimento além da linguagem? Quais são elas?
Olha, se não se relaciona, não é importante. No mundo, tudo está integrado.
5. O tema escolhido poderia ser um tema desencadeador para desenvolver um projeto mais amplo e interdisciplinar? Seguindo as etapas como os projetos são desenvolvidos, o que você teria que fazer antes de explorar o tema da forma prevista? E o que você teria que fazer depois?
Essa, mata. Se não desencadeia um projeto, filho, é um subtema e aí você começou do ponto errado.
Falando de ponto, relembremos as etapas da construção de um projeto:
* ·
- Pensar caminhos e métodos a serem utilizados para o estudo do tema.
- Formar um planejamento com as crianças, sugerindo as etapas e prazos a serem seguidos
- Iniciar a execução do projeto
- Realizar as adaptações necessárias
- Acolher novas sugestões
- Agregar novas dúvidas
- Confirmar certezas
- Sintetizar os conhecimentos adquiridos.
Para concluir, quero destacar que construção de projeto não é novidade para nós. O que é novidade, é o método, como acabei de listar. Antigamente, fazíamos de conta que estávamos indo ao encontro das curiosidades das crianças. Na verdade, elegíamos a ordem dos conteúdos da lista e criávamos SOZINHOS um projeto de trabalho, agregando o que julgávamos mais ou menos relevante e iniciamos a execução da nossa criação, esperando que as crianças atingissem os objetivos que nós determinamos.
Hoje, fazer um projeto de aprendizagem implica em verdadeiramente acolher os interesses, dúvidas e curiosidades das crianças e criar com elas o projeto, definindo coletivamente os passos a serem seguidos e os objetivos a serem alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário