sábado, 18 de setembro de 2010
Artes Visuais em prática
Durante o período de estágio, procurei implementar pelo menos "uma atividade" que levasse aos alunos a refletirem a arte.
Na verdade, a experiência me deixou um pouco frustrada, mas de certa forma, eu já esperava que como primeira experiência, fosse exatamente assim.
Desenvolvi-a com alunos de EJA, habituados ao método tradicional de ensino, de cópia e memorização. Penso que se tivesse mais tempo de atuação com os alunos, aos poucos eles compreenderiam o valor e a importância para a vida deles da arte e se deixariam seduzir por ela.
Oportunizei a eles o que considero o ensino de artes de fato. Como o espaço era muto curto, resolvi eleger uma obra e fazer uma visualização das demais do artista: a eleita foi a bela e intrigante Tarsila do Amaral.
Tivemos acesso a vídeos sobre a artista e a um livro ilustrado e bem didático sobre a biografia dela.
Observamos suas obras de arte e realizamos uma análise mais apurada da obra “Os operários”, conversando sobre o momento histórico e as mensagens que ela pretendia passar.
Cada aluno realizou uma releitura, um pouco a contra-gosto, é verdade, devido à concepção que possuíam de considerar a arte uma verdadeira perda de tempo.
Brinquei com a obra, criando um jogo de 13 erros, que possibilitou uma observação mais apurada dos detalhes. Aliás, convido você a divertir-se com ela.
Encontre os 13 erros, na obra “Os operários” de Tarsila do Amaral.
Como publiquei no meu Bog no início do curso, após as leituras, penso que a Arte se dedica a pensar
O SOCIAL
O REAL
O IRREAL
A NATUREZA
ENFIM, USANDO VARIADOS INSTRUMENTOS OPORTUNIZA ANÁLISE DO PASSADO, PRESENTE OU FUTURO, BRINCA COM O INIMAGINADO, PROCLAMA IDÉIAS, DEFENDE IDEAIS E NESTE VARIADO MENU, AUXILIA-NOS A COMPREENDER O MUNDO E A NÓS MESMOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário