sábado, 18 de setembro de 2010
Revisitando TEATRO E EDUCAÇÃO
A Interdisciplina de Teatro demonstrou-me que através do teatro pode-se auxiliar o aluno a compreender-se mais, bem como ao mundo que o cerca.
Reconstruir formas de agir em cena, possibilita ao aluno analisar de outras formas uma mesma situação e até encontrar novas soluções para suas próprias vivências.
Auxiliá-o a desenvolver sua forma de expressar-se e interagir com o mundo, libertando-se e reconhecendo-se.
Resgate histórico
Esta disciplina já assumiu diversas roupagens em sua história, sendo importante destacá-las para repensarmos as contribuições de cada uma delas e as que empreendemos em nossa atuação pedagógica:
* Método Dramático - mais empregado por mim antes da UFRGS, onde o teatro é utilizado como recurso para outras aprendizagens, não como conhecimento em si;
* Teatro Criativo - tendo como base o jogo dramático, mas defendendo a idéia de o teatro ser considerado como disciplin a em si, tendo o seu lugar no currículo;
* Movimento Criativo - movimento que ncentiva a expressão em suas mais variadas facetas, principalmente através da dança e do teatro;
* Teatro Escolar -apresentação de espetáculos nas escolas por alunos.
Teatro e educação
Na minha opinão, é primordial que desenvolvam-se exercícios que contribuam para a consciência corporal e o movimento expressivo, assumindo um papel e comunicando algo.
Assim como é fundamental que se tenha presente que o teatro deve ser mais um instrumento de desenvolvimento integral, não mais uma arma de exclusão. Portanto, deve reconhecer-se o papel ativo da platéia e fomentar-se a interação sadia entre aqueles que estão presentes no palco com os que estão presentes na platéia.
O teatro deve ser mais uma ferramenta para desenvolver a ciência de que todos possuem potencial para tudo e a sua maneira e tempo, irão desenvolvê-lo, assim como a ação colaborativa é o melhor caminho para a construção do conhecimento e resultafos de qualidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário