Para Vygotsky (1984), os elementos fundamentais da brincadeira são:
* a situação imaginária;
* a imitação e
* as regras.
Segundo ele, inicialmente o brincar da criança representa suas vivências do dia-a-dia, visto que ela diverte-se imitando as ações dos adultos e representando as regras seguidas por eles.
Nesta fase a criança imita, vivenciando ações e desenvolvendo habilidades que serão úteis na vida adulta.
O imaginário e o real integram-se, oportunizando a ela a compreensão das regras sociais e a assimilação das normas de convivência dos adultos.
Numa fase posterior, o brincar assume uma função cultural, onde a criança agrega novas idéias, regras e combinações.
Isto porque no brincar, habilidades, papéis e valores são internalizados.
Quando a criança brinca, não há apenas uma repetição de eventos vistos ou ouvidos. A criança cria, combinando o antigo com o novo. Porém, a base da criação é a realidade da qual extrai elementos, pois a construção imaginária não parte do nada. Estes elementos da realidade podem ter sido adquiridos não só pela experiência direta do individuo, mas também pela experiência social adquirida por relatos e descrições (Vygotsky, 1984).
sábado, 18 de setembro de 2010
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