sábado, 18 de setembro de 2010
Pensadores da LUDICIDADE - PIAGET
0 A 2 ANOS
PIAGET
Para Piaget, exceto as demonstrações de raiva e as ações relacionadas ao sistema digestivo, as demais ações da criança constituem-se em jogos.
Para ele, quando a criança age sobre seu corpo ou sobre objetos, estando já no estágio de acomodação com relação a eles, encontra-se jogando.
Segundo ele, estando acomodada, a criança não mas explora o corpo ou o objeto com o objetivo de assimilação. Estando acomodada o faz com a intenção de sentir prazer na ação.
2 A 7 ANOS
Nesta fase o brincar da criança assume a função simbólica, onde um objeto presente representa um ausente
7 A 11 ANOS
Os jogos de regras baseiam-se em combinações feitas na hora do jogo ou em regras previamente concebidas e passadas de geração a geração. Baseiam-se em combinações sensório–motoras ou intelectuais.
Para Piaget o brincar propicia à criança:
* desenvolver noções de lógica (usar palavras compreendidas, fazer afirmações verdadeiras e pensar logicamente);
* auxilia no desenvolvimento do pensamento e de outras capacidades;
* “digestão mental” de situações e experiências vividas.
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