sábado, 18 de setembro de 2010

Pensadores da LUDICIDADE - PIAGET




0 A 2 ANOS



PIAGET

Para Piaget, exceto as demonstrações de raiva e as ações relacionadas ao sistema digestivo, as demais ações da criança constituem-se em jogos.
Para ele, quando a criança age sobre seu corpo ou sobre objetos, estando já no estágio de acomodação com relação a eles, encontra-se jogando.
Segundo ele, estando acomodada, a criança não mas explora o corpo ou o objeto com o objetivo de assimilação. Estando acomodada o faz com a intenção de sentir prazer na ação.

2 A 7 ANOS



Nesta fase o brincar da criança assume a função simbólica, onde um objeto presente representa um ausente


7 A 11 ANOS





Os jogos de regras baseiam-se em combinações feitas na hora do jogo ou em regras previamente concebidas e passadas de geração a geração. Baseiam-se em combinações sensório–motoras ou intelectuais.

Para Piaget o brincar propicia à criança:

* desenvolver noções de lógica (usar palavras compreendidas, fazer afirmações verdadeiras e pensar logicamente);

* auxilia no desenvolvimento do pensamento e de outras capacidades;

* “digestão mental” de situações e experiências vividas.

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