sábado, 18 de setembro de 2010

Revisitando LUDICIDADE E EDUCAÇÃO

Em meu retorno às terras da Ludicidade, relembrei os conceitos de:



Brinquedo – suporte de brincadeira



Brincadeira – descrição de uma conduta estruturada com regras implícitas ou explícitas



Jogo – ação lúdica envolvendo uma situação estruturada pelo próprio tipo de material.

Na minha opinião, todos formidáveis instrumentos para a construção do conhecimento, o desenvolvimento da cooperação, a compreensão da importância de existirem regras e de segui-las.

Como aponta Negrine (2000),
"Pensamos que a atividade que a criança executa como exercício pode ter diferentes finalidades, como por exemplo: 1) servir como reforço às habilidades já adquiridas; 2) imitar aquilo que o outro realiza; 3) testar suas habilidades ou adquirir novas; 4) atrair os outros para a atividade que realiza" (p.19).



Conforme explicitado pela professora Tânia Fontoura em entrevista à TV Com , uma experiência marcada pelo lúdico tornasse significativa porque através dela podemos:

* conectar-nos
* ter uma relação mais direta com o mundo que nos cerca;
* interagir;
* vivenciar conhecimentos;
* ser agentes criadores da aprendizagem;
* agir;
* decidir;
* refletir;
* repensar;
* reconceituar;
* reconstruir;
* criar e
* recriar.

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