sábado, 18 de setembro de 2010
Revisitando ARTES VISUAIS
A arte representa idéias, ideologias, gritos de liberdade, coro de vozes em busca de mudanças. Representa a beleza, a grandeza e a sordidez da sociedade.Através dela, conseguimos conhecer momentos históricos e compreender pecualiariedades culturais. Podemos conhecer a história da nossa nação, bem como de outras e compreendendo a magia de cada cultura, respeitar as diferenças entre um e outro. Acima de tudo, reconhecer a contribuição de cada cultura para a pessoa na qual nos transformamos.
De diferentes formas, a arte nos chama a refletir nossa realidade, o passado e o futuro.
Infelizmente, muitas vezes o ensino de artes nas escolas brasileiras apóia-se nos sistemas tradicional ou tecnicista.
No primeiro caso, o educador com uma postura autoritária, visando o preparo para o mercado de trabalho, prioriza o desenvolvimento de destrezas ao invés de instigar a criatividade, através da liberdade de criação.
No segundo caso, o centro da aula não é nem o professor, nem o aluno, mas o sistema. O professor dedica-se meramente a ensinar a fazer, priorizando a técnica.
Mas há quem apoie-se no Movimento Escola Nova, que inovou a educação de Artes no país, modificando as concepções de ensino: passou-se a dar destaque aos sentimentos, priorizar o aluno e dar destaque à livre criação.
Já a proposta triangular é a mais difundida na atualidade devido à qualidade que sua metodologia proporciona: agrega a história da arte, a análise de obras artísticas e a livre criação do aluno.
No ensino de arte um currículo que interligasse o fazer artístico, a história da arte e a análise da obra de arte estaria se organizando de maneira que a criança, suas necessidades, seus interesses e seu desenvolvimento estariam sendo respeitados e, ao mesmo tempo, estaria sendo respeitada a matéria a ser apreendida, seus valores, sua estrutura e sua contribuição específica para a cultura. (Barbosa, 1998, p.35)
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